Assado de panela clássico de domingo. Quando você quiser um jantar saudável de carne macia derretendo, vire para assar. Embora leve algumas horas para fazer do início ao fim, há pouco trabalho envolvido e pode ser feito um ou dois dias antes e reaquecido. Porque há legumes refogados junto com a carne, é basicamente uma refeição de uma panela. Dito isto, purê de batatas, macarrão com manteiga ou até mesmo pão crocante seriam muito bem-vindos para ajudar a limpar o delicioso molho feito na panela que acompanha a carne e os legumes.
Ingredientes (Assado de Panela Clássico de Domingo)
- 1,4 a 1,8 kg de mandril de carne desossada assado
- Sal e pimenta preta moída na hora
- 2 colheres de sopa de azeite ou óleo de canola
- 1-1/2 xícaras de cebola amarela picada
- 2 dentes de alho médios, finamente picados
- 5 cenouras grandes, cortadas em pedaços de 5 cm
- 2 costelas grandes de aipo, descascadas e cortadas em pedaços de 5 cm
- 1/2 xícara de vinho tinto seco
- 1 xícara de caldo de carne com pouco sal caseiro ou comprado em loja
- 2 colheres de sopa de pasta de tomate
- 1 colher de sopa de tomilho fresco picado
- 2 folhas de louro secas
- Sal
- 2 xícaras de batatas vermelhas baby cortadas em quatro
- 2 xícaras de cogumelos cremini esquartejados
- 1/4 xícara de salsa fresca picada
Modo de Preparo
Posicione um rack no centro do forno e aqueça a 160° C. Se você quiser fatias limpas, use barbante de açougueiro para amarrar confortavelmente o assado a cada 5 centímetros ou mais ao longo de seu comprimento; mas caso contrário, deixe-o desamarrado. Tempere tudo com sal e pimenta.
Em um forno holandês de 6 a 7 litros ou outra panela funda e pesada, aqueça o óleo em fogo médio-alto. Adicione o assado e cozinhe, ajustando o fogo conforme necessário e virando uma vez na metade do tempo, até dourar bem dos dois lados, por cerca de 15 minutos no total. Transfira o assado para um prato grande e reserve. Descarte tudo, mas cerca de 2 colheres de sopa da gordura.
Retorne a panela ao fogo médio. Adicione a cebola e o alho e cozinhe, mas mexendo sempre, até ficarem macios e dourados, por cerca de 4 minutos. Junte as cenouras e o aipo e cozinhe até que comecem a amolecer, mais 2 a 3 minutos (você não vai cozinhá-los completamente neste momento).
Adicione o vinho e cozinhe, mas mexendo ocasionalmente e raspando os pedaços marrons, até reduzir pela metade, por cerca de 3 a 4 minutos.
Junte o caldo, a pasta de tomate, o tomilho, as folhas de louro e 1 colher de chá de sal. Devolva o assado e qualquer um de seus sucos acumulados para a panela, mas aninhando-o no líquido e nos legumes. (Se necessário, coloque alguns legumes em uma tigela temporariamente para dar espaço para o assado e, em seguida, coloque os legumes de volta por cima.)
Leve ao fogo brando. Cubra a panela com uma única camada de papel alumínio e, em seguida, uma tampa pesada e apertada. Transfira para o forno e cozinhe por 1-1/2 horas.
Importante
Logo depois, cuidadosamente destampe a panela e misture delicadamente as batatas e os cogumelos, virando o assado no processo. Cubra novamente com o papel alumínio e a tampa, mas retorne ao forno e continue cozinhando até que a carne e os legumes estejam bem macios, por cerca de 1 hora a mais.
Usando pinças, transfira cuidadosamente o assado para uma tábua de corte ou prato grande. Remova e descarte o barbante, mas se estiver usando. Para atender às suas necessidades, corte o assado contra o grão para servir ou use um garfo para separar a carne em pedaços grossos, descartando qualquer gordura indesejada. Com uma escumadeira, arrume os legumes ao redor da assadeira e decore com a salsinha.
Retire as folhas de louro do líquido do refogado. Se preferir, use uma colher para retirar o máximo de gordura possível. Tempere o líquido do refogado com sal e pimenta a gosto. Coloque um pouco do líquido do refogado por cima da carne e dos legumes, servindo o extra ao lado.