Os amantes da culinária portuguesa sabem que poucos pratos são tão irresistíveis quanto as iscas de peixe. Este aperitivo combina a textura crocante do peixe empanado com um molho cremoso de iogurte e alho, trazendo equilíbrio perfeito entre leveza e sabor marcante. Hoje, vamos ensinar como preparar essa receita tradicional com um toque moderno.
Ingredientes
Para as Iscas de Peixe:
- 500g de filés de peixe branco (ex.: pescada, merluza ou linguado)
- Suco de 1 limão
- 2 dentes de alho picados ou amassados
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de farinha de rosca ou panko
- 2 ovos batidos
- Óleo para fritura
Para o Molho de Iogurte e Alho:
- 1 pote (170g) de iogurte natural ou grego
- 1 dente de alho picado ou ralado
- Suco de meio limão
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- Ervas frescas picadas (salsa, cebolinha ou endro – opcional)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo
1. Marinar o Peixe
1.1. Corte os filés de peixe em tiras médias, no formato de “iscas”.
1.2. Tempere as iscas com o alho, o suco de limão, sal e pimenta-do-reino. Misture bem e deixe marinando na geladeira por pelo menos 20 minutos.
2. Preparar o Molho de Iogurte e Alho
2.1. Enquanto o peixe marinha, prepare o molho.
2.2. Misture o iogurte com o alho, o suco de limão e o azeite.
2.3. Acrescente as ervas frescas, se estiver utilizando, e tempere com sal e pimenta a gosto. Reserve na geladeira para que os sabores se intensifiquem.
3. Empanar as Iscas de Peixe
3.1. Retire as iscas de peixe da marinada e seque levemente com papel toalha.
3.2. Separe três pratos fundos ou tigelas: um com a farinha de trigo, outro com os ovos batidos e o terceiro com a farinha de rosca ou panko.
3.3. Passe cada tira de peixe primeiro na farinha de trigo (retirando o excesso), depois nos ovos batidos e, por último, na farinha de rosca ou panko. Certifique-se de que estejam bem revestidas para garantir um empanado crocante.
4. Fritar as Iscas
4.1. Aqueça o óleo em uma panela funda até atingir aproximadamente 180°C (se não tiver termômetro, espere até o óleo começar a formar bolinhas ao redor de uma colher de madeira).
4.2. Frite as iscas em pequenas porções, para que não esfriem o óleo, até ficarem douradas e crocantes. Isso deve levar cerca de 3-4 minutos por porção.
4.3. Retire com uma escumadeira e deixe escorrer em papel-toalha para remover o excesso de óleo.
5. Montagem e Serviço
5.1. Sirva as iscas ainda quentes acompanhadas do molho de iogurte e alho. Para um toque extra, decore o prato com um pouco de salsa picada ou rodelas de limão.
Dicas Extras
- Seleção do Peixe: Escolha peixes com carne firme para que as iscas mantenham o formato durante a fritura.
- Fritura Mais Leve: Para uma versão mais leve, as iscas podem ser assadas no forno a 200°C até dourarem, ou feitas na air fryer.
- Combinações Perfeitas: Quer impressionar? Sirva as iscas com batatas rústicas e uma salada verde para criar um prato principal.
Leia Mais👉 Poke Bowl de Quinoa com Salmão e Edamame
Um Toque Português com Sabor Mundial
Essas iscas crocantes com molho de iogurte e alho são uma celebração de sabores e texturas. Perfeitas como entrada, lanche ou até mesmo como um prato principal, elas unem a tradição portuguesa com toques de modernidade.
Gostou da receita? Compartilhe conosco como ficaram as suas iscas, e não se esqueça de conferir outros pratos incríveis na nossa seção de receitas!