Torta de Figo Mascarpone com Crosta de Gengibre

Torta de Figo Mascarpone com Crosta de Gengibre

Torta de figo mascarpone com crosta de gengibre. Figos marrom-púrpura e avelãs torradas adicionam sabor terroso a um rico creme de mascarpone e uma crosta de gengibre picante. Você precisará de duas tigelas grandes geladas para fazer o recheio de mascarpone.

Ingredientes (Torta de Figo Mascarpone com Crosta de Gengibre)

Para a crosta

  • Spray de cozinha ou manteiga, em temperatura ambiente, para a panela
  • 285g de biscoitos de gengibre, finamente moídos (cerca de 2 xícaras de migalhas)
  • 1/4 xícara cheia de açúcar mascavo claro
  • 1/4 colher de chá arredondada de sal marinho fino
  • 1 xícara de avelãs sem pele, torradas
  • 170g (12 colheres de sopa) de manteiga sem sal, derretida

Para o recheio

  • 2 xícaras de mascarpone, frio
  • 3/4 xícara de açúcar de confeiteiro
  • 1/2 colher de chá de sal marinho fino
  • 1 xícara de creme de leite, frio
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha puro

Para a torta

  • 3 a 5 figos frescos, cortados em fatias finas, e mais para guarnecer

Modo de Preparo

Faça a crosta

Primeiramente, unte levemente uma assadeira de 20 × 20 centímetros de lado reto com spray de cozinha ou manteiga amolecida. Forre o fundo e as laterais com papel alumínio resistente, mas deixando um pouco de papel alumínio pendurado em duas extremidades opostas da panela por alguns centímetros. Unte o papel alumínio. Deixe de lado.

Coloque os gingersnaps, o açúcar mascavo e o sal na tigela de um processador de alimentos e processe até ficar bem moído, mas por cerca de 1 minuto. Reserve 2 colheres de sopa das avelãs. Adicione as avelãs restantes ao processador e pulse para picar finamente, mas por cerca de 15 pulsos. Adicione a manteiga derretida e processe, mas raspando a tigela com uma espátula de silicone, se necessário, até que as migalhas estejam uniformemente umedecidas.

Transfira as migalhas para a assadeira preparada e pressione-as firmemente no fundo e nas laterais, mas tornando o fundo um pouco mais grosso que as laterais. Em seguida, depois de pressionar com os dedos, use um copo medidor ou vidro de lado reto para prender bem as migalhas no lugar. Congele a crosta por pelo menos 1 hora e até a noite.

Faça o recheio e monte a torta

Resfrie a tigela da batedeira e o acessório da pá, por cerca de 15 minutos. Coloque o mascarpone, o açúcar de confeiteiro e o sal na tigela gelada e misture rapidamente com a pá gelada em fogo baixo para combinar e quebrar o mascarpone, raspando a tigela com uma espátula de silicone conforme necessário. Em uma tigela grande e gelada separada, bata o creme de leite e a baunilha até formar picos médios.

Logo depois, dobre delicadamente o chantilly no mascarpone em duas adições com uma espátula de silicone grande. Depois de totalmente combinado, transfira o recheio para a crosta preparada, mas alisando a parte superior com uma espátula ou faca de manteiga. Cubra o bolo com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 5 horas, de preferência durante a noite.

Sirva a torta

Pique as 2 colheres restantes das avelãs. Segure os dois lados do papel alumínio e levante a torta da panela. Usando duas espátulas grandes ou uma espátula grande, levante a torta do papel alumínio e coloque-a em uma tábua de corte. 

Usando uma faca serrilhada longa, corte a torta em 16 pedaços. Passe a faca sob água quente antes de cada corte para garantir fatias limpas. Decore cada pedaço com uma ou duas fatias de figo e algumas das avelãs picadas antes de servir.