Torta de leitelho de fundo preto. A torta de leitelho à moda antiga é tão doce e picante quanto reconfortante, e é a tela perfeita para mostrar o sabor único do leitelho. Aqui, o creme assa em uma linda crosta de chocolate marrom escuro e agridoce com uma textura em algum lugar entre um biscoito e uma massa de torta tradicional. Tanto o açúcar mascavo quanto o leitelho no recheio combinam lindamente com o chocolate na massa, assim como a pitada final de açúcar turbinado pré-assado, que adiciona um acabamento semelhante ao caramelo.
Ingredientes (Torta de Leitelho de Fundo Preto)
Para a crosta
- 1-1/4 xícaras de farinha de trigo
- 1/3 xícara de açúcar mascavo claro
- 6 colheres de sopa de processo holandês de cacau em pó
- 1/2 colher de chá de fermento em pó
- 1/2 colher de chá de sal
- 1/4 xícara de água gelada
- 1/2 xícara de manteiga sem sal, fria e em cubos
- 1 colher de sopa de vinagre branco, refrigerado
- Clara de ovo, para pincelar
Para o recheio
- 1 xícara de açúcar mascavo claro
- 1/4 xícara de açúcar granulado
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- 1/4 colher de sopa de sal
- 3 ovos grandes
- 1-1/3 xícaras de leitelho
- 6 colheres de sopa de manteiga sem sal, derretida
- 2 colheres de chá de extrato de baunilha puro
- Turbinado de açúcar
- Chantilly adoçado e raspas de chocolate, para decorar
Modo de Preparo
Faça a crosta
Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar mascavo, o cacau em pó, o fermento e o sal. Adicione a manteiga e, usando os dedos, esfregue os cubos nos ingredientes secos, mas até que fiquem do tamanho de ervilhas ou um pouco maiores. Adicione a água e o vinagre em três adições, mas jogando com os dedos após cada. Sove a massa duas ou três vezes na tigela até ficar uma massa quebradiça.
Enrole a massa em filme plástico, formando um disco, e leve à geladeira por pelo menos 1 hora e até de um dia para o outro.
Em seguida, em uma superfície generosamente enfarinhada, abra a massa em um círculo de 33 centímetros. (Pode ser quebradiço no início nas bordas; mas use os dedos para suavizar.)
Logo depois, gentilmente transfira a massa para um prato de torta de 22 centímetros, corte qualquer excesso e prenda decorativamente as bordas. (Se a massa rasgar ao movê-la, use apenas os dedos para consertá-la.) Coloque no freezer por 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 190° C. Coloque um pedaço de papel manteiga sobre a massa de torta e encha com pesos de torta. Asse por 15 minutos, mas retire os pesos e asse por mais 5 minutos. Em seguida, coloque o prato de torta em uma grade de resfriamento e reduza a temperatura do forno para 175° C. (Se a massa tiver inchado, use as costas de uma colher para pressionar suavemente a massa novamente.) Pincele a crosta com a clara de ovo e deixe esfriar completamente.
Faça o recheio
Em uma tigela grande, misture os açúcares, o amido de milho e o sal. Adicione os ovos, um de cada vez, mas batendo vigorosamente após cada um. Adicione o leitelho, a manteiga e a baunilha e bata por 30 segundos.
Em seguida, despeje o recheio na crosta e polvilhe generosamente o topo com açúcar turbinado. Asse até o centro balançar levemente, mas por cerca de 45 a 50 minutos, girando na metade e cobrindo frouxamente com papel alumínio nos últimos 10 minutos de cozimento para evitar que a crosta doure demais. Deixe esfriar à temperatura ambiente ou leve à geladeira após 2 horas. Decore com chantilly e raspas de chocolate.
A torta pode ser embrulhada firmemente em filme plástico e armazenada na geladeira por até 3 dias, mas é melhor dentro de 24 horas após o cozimento.